sábado, 30 de abril de 2011

Primeiro dia

A estrutura do telhado está pronta, amanhã só colocar as telhas


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Começou a construção

Começou a construção. O barco escolhido foi o Tiki 30.
Com deck pod, ganha peso, mas cabine para 2 com mesa no meio

Algumas razões para escolher o 30:
  • Tamanho dos bunks da proa, cabe uma pessoa em um e um sanitário em outro
  • Front deck pode ser de madeira de lei, apesar de acrescentar peso o tamanho do barco suporta tranquilamente.
  • As cabines são muito mais espaçosas que a do 26'.
  • O arranjo interno contem uma area na parte trazeira da cabine , a popa da gauita de entrada da cabine. Esta area permite que uma pequena cozinha, uma mesa de navegação e um possível sanitário sejam montados independentes das camas.
  • A opção de construir um deck pod é atraente, nele 4 pessoas podem comer em uma mesinha no deck ou 2 pessoas podem dormir sem necessidade de cabana. Aumentando o pernoite para 2 casais e 3 solteiros, ou 3 casais
  • Capacidade de carga = 1000kg
  • Tamanho de 30 pés mais valorizado no mercado nacional

sem deck pod = grande cockpit

Cabine de navegação



Cozinha



Um belo Tiki 30

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Linha Pahi

O escritorio James Wharram Design tem sua linha dividida em Classic, Pahi e Tiki. Hoje vou mostrar um pouco da linha Pahi e o que eu acho desses barcos.


Os Pahi's aparecem no catalogo com desenhos desde o 26' Tikiroa  até 63' Spirit of Gaia (que é o atual barco de James Wharram). Ao lado vemos um 52' que só é feito por professional buiders. 




O Pahi 42' "Captain Cook" é o que eu mais gosto. Tem espaço para 2 camas de casal e duas de solteiro, largas. uma cabine pequena no convés que permite a proteção do timoneiro em tempos chuvosos. Um deck espaçoso, com rampa de acesso pela popa. Pesa 3,5 toneladas e carrega mais 3. totalizando 6,5t de deslocamento full.







 

O video acima demonstra as qualidades marinheiras deste casco double proa com desenho inspirado nas canoas polinésias, vejam e reparem que este video foi depois de uma tempestade e que o barco está de travéz orçado, mais ou menos a 75º para as ondas de 3 metros de altura e o barco nem mergulha, convés relativamente seco.
Linhas exóticas para os padrões atuais, mas muito marinheiras

Um balão assimétrico pode ser usado na proa

O espaço interior é generosso

Uma bela cozinha

Algumas cabines são modificadas por seus proprietários.

Essas características são exponencialmente variáveis conforme o tamanho.
Do Tikiroa 26'
Ao 63' Spirit of Gaia 


São barcos estilosos e com alma


.



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar com mais cuidado para o Tiki 21.

Ele tem apenas duas camas, uma em cada casco. E o seu cockpit é um deck plano. Mas é um barquinho muito valente. Rory McDougall deu a volta ao mundo em um. Não que eu vá dar a volta ao mundo num 21. Mas o brasileiro Tarsicio Silva veio com seu Tiki 21 o "Polinésio" desde Recife até Paraty-RJ, foi uma viagem de 9 anos onde ele a esposa e um filho viveram, alias ainda vivem se não me engano, no barco até hoje. Isso demonstra as qualidades marinheiras deste barco.

As vantagens são o valor. O peso, cada casco pesa apenas 94kg. Mastreação simples e barata. Tem apenas 6,40m e pode ser rebocado. É um barco rápido...velocidades de 10 nós não são surpresa. Dá pra fazer um camping pela costa. Tem o design e a alma dos Wharram.  Essa vai ser a opção se o sindicato não der certo.




TIKI 21'
TAMANHO m
6,4
LINHA D'AGUA m
5,64
BOCA m
3,66
BOCA POR CASCO m
0,94
CALADO m
0,5
PÉ DIREITO m
0,9
CAPACIDADE DORMIR
2 SOLTEIROS E CASAL NA TENDA
PESO DO CASCO kg
91
PESO kg
360
CAPACIDADE DE CARGA kg
460
MASTREAÇÃO (TIPO)
WING SAIL
AREA VÉLICA m² max
19,25



Vejam o Tiki 21 numa tempestade força 8.

 


E mais algumas fotos de belos Tiki's 21
Tiki 21 Element no Sul dos USA
Rebocavel...

Rory McDougall chegando em N.Y. de sua Travessia do Atlantico Norte

Rory no seu Tiki "Cooking Fat", reparem no leme de vento na popa a boreste

Curtindo uma praia na Grécia com as crianças.



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Orçamentos - parte 1

Como disse no post anterior o orçamento está pronto, tanto o do Tiki 26 como o do Tiki 30. E foram decididos alguns parametros que levam em consideração o seu custo beneficio sem sair das especificações JWD.

  • O mastro será de madeira. 
  • Os estais em aço inox. 
  • O barco será classificado como navegação costeira - salvatagem
  • Sistema de navegação c/bussola, GPS, Piloto automatico, Radio VHF c/AIS
  • Sistema eletrico c/2 baterias maritimas, todas as luzes obrigatorias + luzes de cabine
  • Sitema hidraulico com 2 bombas de porão + 1 bomba de pressurização p/chuveiro e pia
  • Velas em prolam
  • Moitoes Nautos
  • Cabos de boa qualidade
  • O motor cotado foi o Sailor 9.8hp 4t popa
 O legal é que apareceram numeros surpreendentes. O Epoxi é o material mais caro junto com a madeira, mas hardware, eletrica e acabamento são itens de peso no total. O Tiki 30 é 33% mais caro que o Tiki 26 em material e demora 20% mais tempo para construir. Mas a parte elétrica, hidráulica, navegação, salvatagem e cabos, são os mesmos. Se somarmos tudo nos dois modelos ou seja:  Barco completo com motor e pronto para legalizar na marinha como navegação costeira, o Tiki 30 fica somente 25% mais caro. Está tudo pendendo para ser o 30'...agora vamos levantar a grana.