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Mostrando postagens de Abril, 2011

Primeiro dia

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A estrutura do telhado está pronta, amanhã só colocar as telhas


Começou a construção

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Começou a construção. O barco escolhido foi o Tiki 30.

Algumas razões para escolher o 30:
Tamanho dos bunks da proa, cabe uma pessoa em um e um sanitário em outroFront deck pode ser de madeira de lei, apesar de acrescentar peso o tamanho do barco suporta tranquilamente.As cabines são muito mais espaçosas que a do 26'.O arranjo interno contem uma area na parte trazeira da cabine , a popa da gauita de entrada da cabine. Esta area permite que uma pequena cozinha, uma mesa de navegação e um possível sanitário sejam montados independentes das camas.A opção de construir um deck pod é atraente, nele 4 pessoas podem comer em uma mesinha no deck ou 2 pessoas podem dormir sem necessidade de cabana. Aumentando o pernoite para 2 casais e 3 solteiros, ou 3 casaisCapacidade de carga = 1000kg Tamanho de 30 pés mais valorizado no mercado nacional








A Linha Pahi

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O escritorio James Wharram Design tem sua linha dividida em Classic, Pahi e Tiki. Hoje vou mostrar um pouco da linha Pahi e o que eu acho desses barcos.


Os Pahi's aparecem no catalogo com desenhos desde o 26' Tikiroa  até 63' Spirit of Gaia (que é o atual barco de James Wharram). Ao lado vemos um 52' que só é feito por professional buiders. 



O Pahi 42' "Captain Cook" é o que eu mais gosto. Tem espaço para 2 camas de casal e duas de solteiro, largas. uma cabine pequena no convés que permite a proteção do timoneiro em tempos chuvosos. Um deck espaçoso, com rampa de acesso pela popa. Pesa 3,5 toneladas e carrega mais 3. totalizando 6,5t de deslocamento full.







O video acima demonstra as qualidades marinheiras deste casco double proa com desenho inspirado nas canoas polinésias, vejam e reparem que este video foi depois de uma tempestade e que o barco está de travéz orçado, mais ou menos a 75º para as ondas de 3 metros de altura e o barco nem mergulha, convés rela…

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

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Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar com mais cuidado para o Tiki 21.

Ele tem apenas duas camas, uma em cada casco. E o seu cockpit é um deck plano. Mas é um barquinho muito valente. Rory McDougall deu a volta ao mundo em um. Não que eu vá dar a volta ao mundo num 21. Mas o brasileiro Tarsicio Silva veio com seu Tiki 21 o "Polinésio" desde Recife até Paraty-RJ, foi uma viagem de 9 anos onde ele a esposa e um filho viveram, alias ainda vivem se não me engano, no barco até hoje. Isso demonstra as qualidades marinheiras deste barco.
As vantagens são o valor. O peso, cada casco pesa apenas 94kg. Mastreação simples e barata. Tem apenas 6,40m e pode ser rebocado. É um barco rápido...velocidades de 10 nós não são surpresa. Dá pra fazer um camping pela costa. Tem o design e a alma dos Wharram.  Essa vai ser a opção se o sindicato não der certo.




TIKI 21'
TAMANHO m
6,4
LINHA D'AG…

Orçamentos - parte 1

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Como disse no post anterior o orçamento está pronto, tanto o do Tiki 26 como o do Tiki 30. E foram decididos alguns parametros que levam em consideração o seu custo beneficio sem sair das especificações JWD.

O mastro será de madeira. Os estais em aço inox. O barco será classificado como navegação costeira - salvatagemSistema de navegação c/bussola, GPS, Piloto automatico, Radio VHF c/AISSistema eletrico c/2 baterias maritimas, todas as luzes obrigatorias + luzes de cabineSitema hidraulico com 2 bombas de porão + 1 bomba de pressurização p/chuveiro e piaVelas em prolamMoitoes NautosCabos de boa qualidadeO motor cotado foi o Sailor 9.8hp 4t popa  O legal é que apareceram numeros surpreendentes. O Epoxi é o material mais caro junto com a madeira, mas hardware, eletrica e acabamento são itens de peso no total. O Tiki 30 é 33% mais caro que o Tiki 26 em material e demora 20% mais tempo para construir. Mas a parte elétrica, hidráulica, navegação, salvatagem e cabos, são os mesmos. Se somarmo…