Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2011

Visitas no sabado

Imagem
Este sabado recebemos a visita de dois amigos que até então eram somente virtuais. Sr Luis e o Alexandre. Sr. Luis já restaurou um Hinemoa e velejou com ele por um tempo e nos deu varias dicas importantes. Já o Alexandre tem os planos do Tiki26 e está em estudos, ainda não começou por problemas de saude na familia.

Quanto ao TikiRio fizemos os cedros que apoiam o deck da proa. Vejam as fotos.








Woody Brown - video maneiro

Imagem
cortesia Arpex (link nos favoritos do blog)

Página 9 completa

Imagem
Hoje completamos a página 9, os tacos, falta a pag.10 fechar a proa e popa, pag.11 a bh5 + pia e prateleiras e 12 fechar a cabine. Depois é Fibrar...






Tacos

Imagem
Hoje começamos os apoios das travessas, são grandes tacos de 3cm de espessura colados no lado interno do costado.

Foi meio decepcionante...penssavamos que iamos conseguir fazer todos hoje, mas só deu pra fazer um, são seis! Pra fazer bem feito demora... Ainda falta o reforço de fibra.



Filetando tudo

Imagem
O costado me deu nos nervos e dei uma descansada de uns 3 dias sem ir no barco. Mas esta semana estamos filetando geral, para grudar todo o costado superior. Vejam o video abaixo.


Fixamos o costado

Imagem
Hoje cumprimos uma etapa. A pagina 8. Subimos o costado superior. Upperhulls como chama Wharram. Uma etapa chave na construção do Tiki 30. A borda livre agora se apresenta completa. Colocar esta placa de 9,20m com duas longarinas de cedro (uma no meio uma na borda superior), não é facil e requer pelo menos 5 homens. Mas a etapa foi cumprida com sucesso. De agora em diante a escada vai ser companheira inseparavel. Para entrar e sair do barco só com ela. Vejam as fotos de hoje.









Preparando o costado 2

Imagem
Hoje tivemos a ajuda de dois ajudantes e deu para medir o costado direitinho e agora é só colar a longarina de cedro , mas para isso é necessário fazer 70 furos, e ainda fazer outros 120 para prender o costado na parte de baixo. Passei boa parte do tempo marcando e furando.





O Teste do costado

Imagem
O etapa enjoada. Coloca, prende, ajusta, solta, corta, hoje passamos o dia todo assim. O barraco passou por mudanças e recebeu mãos francesas. Aí retiramos as 2 pernas de 3 que atrapalhavam a movimentação das enormes placas de 9 metros. Ainda falta colocar de novo, colar e prender tudo.














Luzes, Cama, Ação...

Imagem

Prendendo os Tanques

Imagem
Hoje terminamos de prender os tanques.

Optamos por usar todo espaço debaixo da cama principal de boreste. Fiz um berço em cedro filetado ao casco e ao chão, fizemos também reforços nas BH (bulkheads, anteparas) 4 e 3 aonde os tanques vão ficar encostados.
Com os tanques encaixados e devidamente preparadas as conexões, fixamos 4 alças por tanque, aonde amarramos, com cabos de 5mm com 4 voltas.

Entre os tanques construimos um H parrudo que trava um possivel movimento longitudinal. Este H é movel e podemos remove-lo para retirar os tanques (que espero não ter que fazer tão cedo). O H servirá também de paineiro para proteger a bomba e as tubulações

Traquitana hidraulica

Imagem
Hoje e ontem foram compras. Compramos uma bomba Jabsco de 2.9 GPM (galões por minuto) e algumas peças para fazer as conexões. Optamos pelo latão para conexão pelo custo beneficio, e já podemos prender os tanques.