sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cabin Sides

Após completar o mobiliario espartano do Tiki, vamos fechar a lateral da cabine. Muita medição para que a peça se encaixe perfeitamente. Na planta mostra reto, mas na verdade tem uma pequena curvatura na parte de baixo. 


Testes de montagem (Trial Fit)



O Buttstrap, esses parafusos serão retirados.

As duas laterais, com suas curvaturas






















































Esse quebra cabeça 3d wharram tem que ser solucionado com diversos "trial fit" ou seja, coloca prende com arame, desenha, tira, corta, coloca de novo, prende, marca mais um pouquinho para tirar, tira de novo, aplaina, lixa, prende, ok? Marca as janelas, solta de novo, corta as janelas, lixa, prepara a massa, coloca massa nas bordas e no vertice das bulkheads, coloca o compensado e prende tudo desta vez definitivo, prendemos tudo embaixo primeiro e depois viemos prendendo as cavernas. 





















Decidimos não fazer os filetes passando por cima do arame, fizemos apenas filetes parciais que dêem para tirar o arame e a peça continuar no lugar. Sem os arames completamos os filetes e assim o acabamento ficará melhor.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Detalhes da Pia

Estamos terminando o interior do casco de boreste. O lado da cozinha e projetei uma pia, que ficou num tamanho bom (maior que a de projeto). Agora a parte interna está pronta para lixar emassar e pintar. Vejam as fotos de nosso tanquinho...

A pia vista de cima


Filetamos e fibramos por dentro aonde o deck encontra o costado






Até sabado pretendo fechar a cabine

sábado, 17 de setembro de 2011

Completamos a página 10

Hoje completamos a pagina 10. Que é fechar a proa e popa. Na verdade ainda faltam uns filetinhos por dentro, para unir o costado ao convés. Vamos agora para Pia, Prateleiras, Apoios para o teto da cabine (cabin knees). São diversas prateleiras. Na sequencia já vamos fechando a lateral da cabine.


A pia e a mesa do fogão


Os cabin knees são uma da peças mais dificeis de desenhar

A proa fechada já colada, usamos parafusos Flecha a melhor marca.

Fred de cabeça baixa na gaiuta da proa

Testando a bow bunk (cama de proa)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fechando a Proa

Ficamos alguns dias sem postar nada. Fred viajou, eu fiz corpo mole e as coisas andaram mais devagar nesses dias. Os progressos vieram da proa. Para fechar a proa, precisamos dar acabamento em toda a cama da frente, e são tantos detalhes, muita lixa, massa, tinta, cola. Mas devemos fecha-la amanhã. E assim posso me concentrar na cabine principal.

Debaixo dos cedros da proa

Lixando a cama principal, Fred agora tem seu macacão !!!

Detalhe da popa laminada

Detalhe da laminação

Fechando a proa, qualquer trabalho agora só por dentro

A proa está cheia de sacos com isopor reciclado de embalagens

A tampa da proa já pintada por dentro

Detalhe do cedro envernizado

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A primeira laminação

Hoje ataquei a proa e deixei a lisinha para receber o primer, está ficando bonita. Me entusiasmei, lixei e emassei a popa, aproveitei que tinha arredondado a borda, resolvi laminar logo a popa. Ficou bom, vejam as fotos.

Colocar o tecido (300g biaxial 45º x 45º)

Cortar

Detalhe da popa

Aqui vai um filete


Laminada a popa, virando a borda, amanhã cortar rebarbas


Enquanto isso a cabine da proa recebe o primer, amanhã pintar

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Popa fechada

Hoje fizemos bastante coisas. Pela manhã, Fred caprichou no acabamento da cama da proa (bow bunks) deu massa, primer e resolvemos usar tinta epoxi. A tarde enchi o estanque de popa de garrafas PET e fechei a mesma. Vejam as fotos.

O DECK DA PROA

COUBERAM UMAS 40 GARRAFAS DE BIG COKE

A POPA AO LADO DO TECIDO QUE CHEGOU DA BARACUDA

INICIANDO A PINTURA...

BH 5 COMPLETAMENTE FIXADA

A PROA COM DETALHE DO BUTTSTRAP DE 9mm


A POPA FECHADA, DETALHE DA TAMPA DE INSPEÇÃO



domingo, 4 de setembro de 2011

Fechando a popa

Sábado fizemos o deck da proa e colei o esqueleto da popa...muitos ajustes para tudo ficar ok. Estamos na dúvida entre pintar o interior ou manter na madeira, as duas tecnicas requerem caminhos diferentes. 

Para pintar é: lixar, emassar, lixar, primer, retorque de massa, lixar, pintar.

Para manter na madeira: lixar e caprichar na lixa em todos os filetes, empregnar (3ª demão), lixar de novo (lixa mais fina), envernizar.

Essa duvida define todo o trabalho...não podemos fechar a cabine sem definir isso, mas devemos pintar. Mas hoje já tive outra idéia, pintar o costado e envernizar as bulkheads e cedros. Oh dúvida cruel...


A popa está feia por dentro, mas está forte "da porra"

Painéis da proa esperando emenda e empregnar

O esqueleto da popa visto de dois angulos (acima e abaixo)