sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fechando Popa e Proa

Esta semana, colamos a Popa e Proa e ainda deu tempo de fazer os joelhos da cabine. Todos nossos sargentos tiveram que trabalhar e ainda faltou. Os Joelhos da cabine são chatos de desenhar, mas com a BH5 na posição e com as linhas que estendi da 6 até a 3 fica mais facil para visualizar a peça.

A Popa colando


A Proa aguardando os sargentos desocuparem

A Popa já colada e afagada


A cabine vai sendo melhor visualizada com a BH5 e as linhas


A Proa colando

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Leme de vento

Feriadão, e eu resolvi fazer alguma coisa diferente para sair da rotina. E então peguei o projeto do leme de vento que tinha comprado no site do wharram e depois de estudar muito, desenhei e cortei as peças. James Wharram é magico, uma peça que se comprada não sai por menos de mil reais, em dois dias e com sobras de madeira, temos um Leme de Vento.























Para quem não sabe o que é leme de vento. É um mecanismo que funciona como um piloto automatico, só regular o angulo com o vento que você quer velejar e prender os cabos que vão até um pequeno leme que fica atras do leme principal. O barco vai manter aquele angulo independente de vento rondar e você estará tirando o maximo do barco (naquele angulo) em todas rajadas. E o melhor não gasta eletricidade...



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fechando proa e popa (antes)

Esta semana a lista de coisas a fazer é grande. A meta é fechar o segundo casco até o fim do mês. Estamos ainda na cabine de proa, mas já estamos perto de fechar, ainda faltam as PETs...tô achando que este vai sem garrafas. A Popa é mais facil, pois não requer acabamento sofisticado.

O deck da popa

O deck de proa e a BH5 já no primer

A cabine de proa, no primer e os cedros já colados


a lista...

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Preparando a cabine de proa

Estamos dando acabamento na cabine de proa, para podermos fechar o barco. Ainda tenho que arrumar umas 300 garrafas pets para encher o estanque da proa. Enquanto isso Fred está caprichando na massa.

sábado, 14 de abril de 2012

O esqueleto da proa e popa

Esta semana foi pouco produtiva, pois tive que viajar a trabalho e Fred ficou sozinho, mesmo assim conseguimos preparar todo esqueleto que cobre a proa e a popa. Falta terminar o interior da cabine de proa.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

El tacos...

Esta semana fizemos os Tacos. Taco é o nome que dei para o suporte interno das travessas que é feito nesta etapa antes de colocar o deck. Peças dificeis aonde voce tem que sutar todos os cantos pois os angulos são os mais loucos. Foram 3 dias para desenhar cortar e colar os 6 tacos que suportam as 3 travessas.

Parafusos inox em cima e tocos forçando embaixo

Os tacos são apoiados na BH1 , BH3 e BH6


E o banheiro continua

No dia seguinte filetes...


Cabos em parafusos de alça são usados para acertar a curva do casco


domingo, 1 de abril de 2012

Lançando um Tiki 30 n'agua em plena Amazonia

Em 2009 nossos hermanos Peruanos lançaram um Tiki 30 em plena Amazonia. Desceram do Peru até o Atlantico. Vejam como o barco é forte, transportado de lado por estradas amazonicas, duas pickups levando cada casco. Lançar n'agua foi complicado, o barco não queria sair da lama, foi escurecendo e nada do barco boiar. No final da tarde depois de um esforço de toda comunidade o barco é lançado e quase desce rio abaixo sozinho....kkk. Vejam as linhas do casco no fim do video o Tiki 30 flutuando.

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...