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Mostrando postagens de Maio, 2012

A Viga...

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James Wharram vem projetando catamarans desde 1957, foi um dos 3 pioneiros dos Multicascos, junto com Erick Bishop e Wood Brown. portanto, sabe tudo. Quando me questionam como é a ligação dos cascos, eu digo: - É uma travessa wharram estruturada. Ninguem entende nada...kkk, mas com as fotos vocês vão entender. Aft Crossbeam.








enquanto a massa vai a travessa sai...

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É isso mesmo, enquanto Fred dá a massa eu já vou adiantando as travessas. Vejam os progressos.








Inicio das travessas

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Hoje começei as travessas, depois de dois dias o Fred aplicando massa, para variar um pouco e com a mesa liberada, começei a montar as peças que compoem as travessas, ou vigas como desejar. As Crossbeams (o nome delas em inglês) são uma estrutura trapezoidal toda reforçada. Quem acompanha o blog do estaleiro atesanal já viu, pois o Roberto acabou de fazer as do Tiki 26 Toatoa.


















































O TikiRio está 50% emassado e essa semana vai ser uma lixação só, mas pelo exemplo da proa que Fred já está mais adiantado o casco vai ficar um espelho...








Segundo casco fechado - a estriada

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Hoje colamos o teto do segundo casco, agora é só laminar e emassar a cabine. Para massa estamos usando a tecnica dos amigos Multichines, espatula estriada graduada em 3mm, isso permite uma primeira lixada em apenas 50% da massa e quando se aplica a segunda demão (já com a desempenadeira lisa) já está corrigido a maioria das imperfeições. Dessa maneira consegue-se uma camada mais homogenea de massa.








Preparando para fechar cabine

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Estamos preparando para fechar a cabine, e são muitos detalhes, muita massa e muita lixação, mas estamos adinatando outras partes e a proa já está emassada e a popa levou um reforço nas bordas pois deu bolha na virada e eu resolvi tirar tudona lixa e colocar um glass tape.









Um ano de construção !!!

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12 de Maio de 2011, foi o dia que chegaram os compensados e eu começei a desenhar e cortar no mesmo dia. Hoje depois de um ano de construção estamos com o segundo casco praticamente fechado. As 1000 horas que Wharram estima de construção, já passaram e ainda faltam travessas cockpit e mastro... Estivemos, durante esse ano, trabalhando 4 horas por dia e de 6 a 8 horas no sabado, ou seja uma semana de 28 horas de trabalho, se contar que paramos 45 dias entre o cruzeiro para Abrolhos e a mudança são 47 semanas de trabalho ou seja 1316 horas. O que fizemos para sair da média? Massa...emassamos todo o barco por dentro, isto não está no plano e é uma operação demorada, para chegar ao acabamento decente. Acho que também a inexperiencia e a duvida em algumas situações leva a atrasos. Mas se eu fizer outro Wharram, vai ficar só empregnado por dentro, basta ter cuidado com a limpeza durante a aplicação dos filetes. Mas para vocês verem como está o barco hoje...fotos.




Atualização e m Video

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Visitas no Sabado

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No Sabado, o estaleiro TikiRio ficou movimentado. Apareceram por lá o Claudio da Ilha do Governador, que está com os planos de construção do Tiki 21 e vai começar em breve. Ficou por lá a tarde e acabou colocando a mão na massa e dando uma força.























































O Hugo que fabrica canoas havaianas também apareceu por lá e colocou maior "pilha" para fazer-mos a forma do Tiki 30, para poder produzi-lo em fibra depois. Quem sabe no futuro, teremos Tiki 30 de fibra.



lights


25.000

Hoje o blog atingiu a marca de 25.000 pageviews, quero agradecer a vocês leitores, seguidores ou não, por essa expressiva marca.
Obrigado e Bons Ventos

Cabin Sides e Mesa de Navegação

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Feriadão e chuva, durante os quatro dias fizemos e colamos as laterais da cabine e estou também fazendo a mesa de navegação. Vejam as fotos