sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Algumas palavras sobre catamarans

Hoje vou repostar um texto que realça todas as qualidades de um catamaran. Esse texto foi publicado no blog do SAMEJ e acho exelente para demonstrar as qualidades de um cata.

Para leitura integral click no link abaixo:

CATAMARAN SAMEJ PRAIA 30 VELEJAR: Algumas palavras sobre catamarans: Algumas palavras sobre catamarans… -Há 30 anos atrás catamarans tinham a fama de serem inseguros e difíceis de lidar. -No entanto, qualq...

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TikiRio em Regata

Este final de semana foi realizada na Baia de Guanabara a tradicional regata da Escola Naval. Esta regata é a maior regata Brasileira, todos os barcos do Rio vão para raia, mesmo aqueles que não costumam correr regatas e tem aqueles só correm essa regata o ano todo, como nós do Tiki. Mas o legal é que os adversários são mais ou menos os mesmos todo ano e uma saudavél rivalidade é criada aos pouquinhos. 




Este ano as condições estavam duras. nevoeiro e 20 nós de vento na ultima perna. Largamos bem, mas a sotavento, o Manta de 40 pés logo nos passou e cambamos para o Flamengo, para fugir da correnteza do canal dos navios. Mas o praia 28 Mente Sã, vencedor do ano passado,  já tinha cambado antes e ido pra o mesmo lado. Portanto ao chegarmos na boia de barlavento eramos terceiro, mas muito a frente do quarto colocado. O Manta sumiu e o Mente Sã tambem. Demos uma boa velejada de traves e no popa e chegamos animados na boia de sotavento, só para encarar um contravento forte da ponte Rio Niteroi até a Escola. Contravento que andavamos a 7 nós!!! 

O Tiki nessas condições anda muito bem, molha um pouco, mas orça uns 45 a 50 graus. No popa  e no travez folgado é uma delicia velejar acima de 8 nós.
Acho que terminamos em terceiro, aguardo resultado oficial, para poder pegar a medalha na proxima segunda-feira.