quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Travessia Rio - Itacuruçá

Resolvemos subir o TikiRio em Itacuruçá. A semana marcava ventão todos os dias e sempre favoráveis. Saimos as 6:40 da manhã da baía de guanabara já com um vento SE / E de 10 nós. Mas wind guru marcava 22 nós com rajadas de 29 as 16:00. Calculamos que se mantivessemos a média de 6 nós chegariamos atras da Marambaia no Pico do vento. Motoramos com o grande em cima até o recreio, aonde o vento começava a aumentar. Pouco depois já estava 15/18 subindo, resolvemos tirar a buja, depois rizamos, depois achamos que foi muito e voltamos com a buja, o vento já batia os 20 nós, mas sempre de popa. A asa de pombo funcionou por um periodo, mas partimos para o traves folgado e o barco começou a surfar a 10 nós as ondas, tudo na maior tranquilidade. O vento foi aumentando, tiramos a buja, e lá pro meio da tarde demos o segundo rizo. Esta foi a primeira vez que usei todos os rizos do TikiRio, o vento manteve-se acima dos 20 nós a tarde toda, com picos de 30 e o mar foi crescendo, querendo ou não iamos ser jogados dentro da baia da ilha grande, no ultimo bordo antes da marambaia, o mar fez nós derivarmos um pouco mais que o desejado e acabamos fazendo um través com mais de 25 nós de vento e ondas de 1,5 a 2, mas o tiki estava lonje do seu limite e nós em perfeita segurança conseguimos chegar as 16:15 ao ponto desejado. encaramos mais 2 horas de contravento só com o grande para chegarmos a Itacuruçá.
Pena que o video abaixo não transmite a força G e a real dimensão do vento. São 6 min de video, quem tiver paciência vai curtir.


O Caipira

Minha mulher diz que eu só tenho amizade por interesse, mas hoje eu penso ao contrario, São os interresses que aproximam as pessoas e daí surgem as amizades.
No meio da construção do TikiRio tivemos algumas visitas, e numa dessas um senhor baixinho, com sutaque forte do interior de SP chegou lá dizendo que ia construir um tiki 26 no seu sitio. Sr. Mario com o tempo tornou-se um grande amigo.
Este mês eu viajei a trabalho para SP e aproveitei para conhecer o tiki 26 "O Caipira". Ele está lindão. Lá tambem estava o Olavo Pastore costurando todo estofamento e bimini do barco. Pena que no dia fiquei tão ocupado tirando duvidas na montagem do Caipira que não tirei muitas fotos, mas o André filho do seu Mario ficou de postar no face. Muito legal esses wharram, sem velejar , sem saber nada de barcos, uma pessoa empreendedora seguindo os planos consegue construir um belo barco.

Hidroponicos Calderaro, a simpatica roça do Sr, Mario

O Caipira



Rogerio e Mario

Olavo Pastore