segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tiki 30 não capota !!!

Nós capota mas num breca !!! Olhem este video até o final um tiki 30 levantando o casco e retornando automaticamente a horizontal.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

Atelier Naval: Melanésia - Ama

Atelier Naval: Melanésia - Ama: Este projeto tem duas opções, versão remo e versão vela. Resolvi fazer a versão remo com possibilidade de um upgrade depois para vela. Então...

sábado, 7 de maio de 2016

TikiRio - A volta aos cabinhos

Aproveitando a maré de lua nova, numa "operação de guerra", encalhamos o tikirio (de popa) e mudamos o leme novamente para cabinhos wharram. Pois na semana passada, ao sairmos para uma motorada o leme de bombordo se desprendeu da popa, e nos deixou na mão. 
Quem se lembra e acompanha aqui no blog, sabe que em dezembro, nós mudamos o sistema que prende o leme ao barco. No original eram os cabinhos wharram, mas como tinham sido mal executados, eles falharam em apodrecer a madeira do leme. Na época resolvemos adotar a maneira das traineiras doble proa da nossa região. Mudamos para ferragens em inox. Mas estas não foram fortes o suficientes para aguentar o leme do tiki 30. Em 5 meses se enferrujaram e partiram. Resolvemos voltar para os cabinhos wharram, desta vez feitos mais afastados da popa e melhor impregnados por dentro. Mas, encalhar tirar as ferragens, furar os 96 furos, impregna-los e montar tudo em apenas duas marés baixas foi uma "operação de guerra".









Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...