Mostrando postagens com marcador stick and glue. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador stick and glue. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de maio de 2017

Lançamento da Melanésia

Este sábado, aproveitando a reunião da AVU na praia da urca. Resolvi lançar a melanésia. Foi seu primeiro teste de mar. E com o velame CrabCraw emprestado da canoa do Peter, podemos velejar com ela. E ela é muito tranquila, segura e rápida, mas não orça muito, mas esses barcos foram desenvolvidos para andar no través, indo de ilha pra ilha, nos alísios. Velejamos eu e o Peter que já tinha alguma experiencia em canoa a vela. Em nenhum momento ela ameaçou virar, nada, muito segura, estávamos em dois, imagino que sozinho seja mais arisca. E o leme com o remo, preciso evoluir, fazer um remo pra ela, com shape de leme. No geral fiquei muito feliz com o barquinho, mas fiz ela pra vender, se alguém se interessar entrar em contato.


domingo, 19 de janeiro de 2014

Tocorimé - o mastro - parte 1

Ao ser consultado para reforçar e reformar o mastro do Tocorimé, pensei, mais um desafio nas alturas...vamos lá.

















Para quem não conheçe, a história do Tocorimé é muito parecida com a do TikiRio, matendo as devidas proporções. Quatro amigos se juntam num sonho para construir seu barco. Um canadense e 3 holandeses em seis anos e em plena Amazonia, construiram uma escuna de 120 pés, um dos mais belos navios veleiros de bandeira brasileira. Vejam aqui http://www.flickr.com/photos/tocorime/sets/ na pagina de fotos do site do barco, especial destaque para os albuns "velejando" e "construindo".

Mas os problemas começaram a aprecer no mastro, que é maciço e está apodrecendo em diversos pontos e necessário enchertos e reforços. Após a bem sucedida operação no Mastro do Dona Panela, topei o trabalho e a uma semana estou pendurado no mastro de popa, vejam algumas fotos do trabalho. Semana que vem posto mais.

Roger, alpinista marceneiro...

Alguns buracos para tampar

O imenso gurupés

Estou colando a madeira clara abaixo da cruzeta

A proa

A carranca rasta

o reforço logo abaixo da cruzeta


sobe balde, desce balde...

o imenso porão

reparem na espessura das cavernas !!!



Sunset in Paraty

Nas alturas


domingo, 22 de setembro de 2013

Botes de apoio

Como minha escola na vela foram as regatas, nunca tinha dado muita importancia aos botinhos de apoio. Mas a necessidade é a mãe de todas as invenções. Busquei e achei varios modelos para construir um. Escolhi o Apple Pie, que é igual ao do tiki 31 Kahuna que foi no encontro. Aqui o projeto completo e gratis
Rui tambem precisava de um e o Leo queria outro, juntamos esforços e neste final de semana, colamos 3 botes, dois de 2,10m e um de 1,80m. Vejam as fotos abaixo. O Tiki nervoso, nosso caravela herdado do tio Manolo está a venda por 300,00 reais. Vai ajudar a bancar o deck do TikiRio.

Rui conferindo as medidas







Filetes e mais filetes




Acima os de 2,10m abaixo o de 1,80m, no meio da sala

Casa de construtor é assim, bote na sala, modelo de quilha de decoração


O tiki nervoso está a venda

Esse é um Apple Pie


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Primeira velejada com o Grande

Hoje depois de alguns ajustes na Gaff,  estreamos a Grande e foi uma surpresa muito agradavél a orça do tiki 30. Tive a certeza de ter escolhido o barco certo. Foi a primeira velejada séria do TikiRio, fiquei impressionado, ventos de 10 a 15 nós com rajadas, descemos até a marina da gloria e subimos de volta para o ICRJ orçando a 45º TWA, com ótima velocidade, estimo uns 7 nós brincando, isso ainda sem a melhor regulagem, pois estvamos testando todos os sistemas de cabos. Na descida, no vento de través folgado, andamos brincando acima dos 10 nós, a enseada de botafogo ficou pequena para o catamaran, rapidamente chegavamos ao outro lado da enseada. Esperem medições mais apuradas semana que vem. Por hoje fica um videozinho rapido pois estava muito animado e esqueci de levar as pilhas para camera.


sábado, 8 de junho de 2013

Lançamento - Tá na água !!!

Hoje dia 8 de junho, depois de 2 anos e 28 dias uma idéia que eu tive se tranformou em realidade. O Tiki 30 #213 TikiRio. Lindo projeto de James Wharram e Hanneke Boon . Foi para agua da infelizmente imunda Baia de Guanabara. O clube São Cristovão está localizado atras de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, a Favela da Maré, as margens do canal do cunha, que separa a ilha do fundão do continente. Neste ponto da baia de guanabara, a agua é uma mistura de esgoto com oleo, que dá nojo, cheira mal e é repugnante. Foi neste cenário que depois de alguns malabarismos com alavancas e pedaços de troncos de eucalipto, arrastamos o Catamaran até o maximo da maré baixa e quando a maré subiu o barco boiou...e foi só felicidade. Vejam as fotos do lançamento. Agradeço de coração a todos que fizeram parte desta historia.

Na sexta pintando a anti incrustante, ainda no cavalete.

Cmte Alvaro, com seu rabinho de cavalo, observado a pintura.

Aqui sabado as 10 da manhã o barco já tinha sido rolado nos eucaliptos

Muito ocupado não tirei fotos da rolagem, mas o Ivan tirou.

Fred em sua ultima foto favela...

Roger observando o barco

O mastro ficou para segunda.

O casal Francisco e Fernanda sempre presentes nos momentos importantes.

De repente o TikiRio boiou...na agua podre.

Fred e Vanessa na sombrinha...

Embarcando as tralhas e preparando para zarpar



Saindo do Canal do Cunha

Só alegria !!!




Fred com o porto do Rio ao fundo

Roger com a Ponte Rio Niteroi ao fundo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PCA is back...

Hi my friends, the Polynesian Catamaran Association is back, now in web. The new web site of PCA bring to us a lot of old Sea People magazines numbers scaned in http://www.pca-seapeople.net/sea.people.html.
You find the history of PCA in new website.
This is a good news!!

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...