Mostrando postagens com marcador stick and glue. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador stick and glue. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
domingo, 14 de maio de 2017
Lançamento da Melanésia
Este sábado, aproveitando a reunião da AVU na praia da urca. Resolvi lançar a melanésia. Foi seu primeiro teste de mar. E com o velame CrabCraw emprestado da canoa do Peter, podemos velejar com ela. E ela é muito tranquila, segura e rápida, mas não orça muito, mas esses barcos foram desenvolvidos para andar no través, indo de ilha pra ilha, nos alísios. Velejamos eu e o Peter que já tinha alguma experiencia em canoa a vela. Em nenhum momento ela ameaçou virar, nada, muito segura, estávamos em dois, imagino que sozinho seja mais arisca. E o leme com o remo, preciso evoluir, fazer um remo pra ela, com shape de leme. No geral fiquei muito feliz com o barquinho, mas fiz ela pra vender, se alguém se interessar entrar em contato.
domingo, 19 de janeiro de 2014
Tocorimé - o mastro - parte 1
Ao ser consultado para reforçar e reformar o mastro do Tocorimé, pensei, mais um desafio nas alturas...vamos lá.
Para quem não conheçe, a história do Tocorimé é muito parecida com a do TikiRio, matendo as devidas proporções. Quatro amigos se juntam num sonho para construir seu barco. Um canadense e 3 holandeses em seis anos e em plena Amazonia, construiram uma escuna de 120 pés, um dos mais belos navios veleiros de bandeira brasileira. Vejam aqui http://www.flickr.com/photos/tocorime/sets/ na pagina de fotos do site do barco, especial destaque para os albuns "velejando" e "construindo".
Mas os problemas começaram a aprecer no mastro, que é maciço e está apodrecendo em diversos pontos e necessário enchertos e reforços. Após a bem sucedida operação no Mastro do Dona Panela, topei o trabalho e a uma semana estou pendurado no mastro de popa, vejam algumas fotos do trabalho. Semana que vem posto mais.
![]() |
| Roger, alpinista marceneiro... |
![]() |
| Alguns buracos para tampar |
![]() |
| O imenso gurupés |
![]() |
| Estou colando a madeira clara abaixo da cruzeta |
![]() |
| A proa |
![]() |
| A carranca rasta |
![]() |
| o reforço logo abaixo da cruzeta |
![]() |
| sobe balde, desce balde... |
![]() |
| o imenso porão |
![]() |
| reparem na espessura das cavernas !!! |
![]() |
![]() |
| Sunset in Paraty |
![]() |
| Nas alturas |
domingo, 22 de setembro de 2013
Botes de apoio
Como minha escola na vela foram as regatas, nunca tinha dado muita importancia aos botinhos de apoio. Mas a necessidade é a mãe de todas as invenções. Busquei e achei varios modelos para construir um. Escolhi o Apple Pie, que é igual ao do tiki 31 Kahuna que foi no encontro. Aqui o projeto completo e gratis
Rui tambem precisava de um e o Leo queria outro, juntamos esforços e neste final de semana, colamos 3 botes, dois de 2,10m e um de 1,80m. Vejam as fotos abaixo. O Tiki nervoso, nosso caravela herdado do tio Manolo está a venda por 300,00 reais. Vai ajudar a bancar o deck do TikiRio.
![]() |
| Rui conferindo as medidas |
![]() |
| Filetes e mais filetes |
![]() |
| Acima os de 2,10m abaixo o de 1,80m, no meio da sala |
![]() |
| Casa de construtor é assim, bote na sala, modelo de quilha de decoração |
| O tiki nervoso está a venda |
![]() |
| Esse é um Apple Pie |
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Primeira velejada com o Grande
Hoje depois de alguns ajustes na Gaff, estreamos a Grande e foi uma surpresa muito agradavél a orça do tiki 30. Tive a certeza de ter escolhido o barco certo. Foi a primeira velejada séria do TikiRio, fiquei impressionado, ventos de 10 a 15 nós com rajadas, descemos até a marina da gloria e subimos de volta para o ICRJ orçando a 45º TWA, com ótima velocidade, estimo uns 7 nós brincando, isso ainda sem a melhor regulagem, pois estvamos testando todos os sistemas de cabos. Na descida, no vento de través folgado, andamos brincando acima dos 10 nós, a enseada de botafogo ficou pequena para o catamaran, rapidamente chegavamos ao outro lado da enseada. Esperem medições mais apuradas semana que vem. Por hoje fica um videozinho rapido pois estava muito animado e esqueci de levar as pilhas para camera.
Marcadores:
catamaran,
construção naval amadora,
James Wharram,
stick and glue,
tiki 21,
tiki 26,
tiki 30,
tiki 38
sábado, 8 de junho de 2013
Lançamento - Tá na água !!!
Hoje dia 8 de junho, depois de 2 anos e 28 dias uma idéia que eu tive se tranformou em realidade. O Tiki 30 #213 TikiRio. Lindo projeto de James Wharram e Hanneke Boon . Foi para agua da infelizmente imunda Baia de Guanabara. O clube São Cristovão está localizado atras de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, a Favela da Maré, as margens do canal do cunha, que separa a ilha do fundão do continente. Neste ponto da baia de guanabara, a agua é uma mistura de esgoto com oleo, que dá nojo, cheira mal e é repugnante. Foi neste cenário que depois de alguns malabarismos com alavancas e pedaços de troncos de eucalipto, arrastamos o Catamaran até o maximo da maré baixa e quando a maré subiu o barco boiou...e foi só felicidade. Vejam as fotos do lançamento. Agradeço de coração a todos que fizeram parte desta historia.
![]() |
| Na sexta pintando a anti incrustante, ainda no cavalete. |
![]() |
| Cmte Alvaro, com seu rabinho de cavalo, observado a pintura. |
![]() |
| Aqui sabado as 10 da manhã o barco já tinha sido rolado nos eucaliptos |
![]() |
| Muito ocupado não tirei fotos da rolagem, mas o Ivan tirou. |
![]() |
| Fred em sua ultima foto favela... |
![]() |
| Roger observando o barco |
![]() |
| O mastro ficou para segunda. |
![]() |
| O casal Francisco e Fernanda sempre presentes nos momentos importantes. |
![]() |
| De repente o TikiRio boiou...na agua podre. |
![]() |
| Fred e Vanessa na sombrinha... |
![]() |
| Embarcando as tralhas e preparando para zarpar |
![]() |
| Saindo do Canal do Cunha |
![]() |
| Só alegria !!! |
![]() |
| Fred com o porto do Rio ao fundo |
![]() |
| Roger com a Ponte Rio Niteroi ao fundo. |
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
PCA is back...
Hi my friends, the Polynesian Catamaran Association is back, now in web. The new web site of PCA bring to us a lot of old Sea People magazines numbers scaned in http://www.pca-seapeople.net/sea.people.html.
You find the history of PCA in new website.
This is a good news!!
You find the history of PCA in new website.
This is a good news!!
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Sea People - PCA
Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...
-
Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar co...
-
Vai acontecer em março nos dias 14 e 15, na Caieiras em Florianópolis, o segundo Hui Wharram - Encontro Brasil de Catamaran Wharram. Em brev...
-
James Wharram divide sua linha de catamarans em Classicos, Pahi, Tiki e Etnicos. Hoje voces conhecerão um pouco da linha classica. A lin...















.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

















