Um novo catamarã rebocavél em desenvolvimento .. | |
A visão de James Wharram para este novo projeto:
Em qualquer momento há sempre duas ou três idéias de design flutuando em minha consciência de design. Acontecimentos sociais, políticos ou pessoais trará um design especial para a vanguarda de um novo lançamento ( pessoalmente chamo-os de minhas obsessões!) Devido à atual situação financeira apertada, um grande número de candidatos a marinheiros estão tendo dificuldade em financiar seu sonho de ter barco à vela. Você pode comprar bons pequenos barcos em segunda mão a um preço razoável, mas o problema é você irá mantê-los? Por toda a Europa, os alto custos de marina /atracação tornam impossível para muitos aspirantes a marinheiros de possuir um barco. A maneira mais econômica de desfrutar de um barco a vela é construir o seu próprio barco, pequeno e leve, para mantê-lo em casa e trilha-lo para as águas que você quer navegar. Isto dá oportunidade de explorar muitas mais zonas de navegação que o barco que se baseia em uma amarração permanente e a um custo muito menor.
Enquanto exploro esta idéia, eu estou olhando para os lados, para o mundo do acampamento e os equipamentos que você precisa para um acampamento de férias comprado a um preço razoável, em comparação com equipamentos de iates de preço elevado. Todas essas idéias se uniram, resultando no novo projeto MANA 24 , um catamarã projetado especificamente para ser rebocavél. No projeto de veleiro rebocavél, cada aumento no comprimento é igual a mais difículdade de lançamento e recuperação de barco. Com 23'6 "- 7.15m comprimento de casco MANA 24 fica entre a nossa TIKI 21 e TIKI 26 (catamarans rebocaveis muito populares), com lançamento fácil e manuseio como o menor TIKI 21 , mas um espaço interior, próximo ao do Tiki 26 . Seu novo formato de casco com chines, dá mais largura para os beliches, que são colocados à popa, onde os cascos são mais largo. 23'6 "comprimento de casco de MANA tem um significado especial para mim. Em 1956 eu fiz a primeira viagem de catamarã com sucesso através do Atlântico em meu primeiro catamarã, o "Tangaroa", que era 23'6 "de comprimento (ver Duas meninas Duas Catamarans ). The Tiki 21 também tem uma história fantástica de vela, que me levou a Espanha duas vezes em meados de 1980 para nadar com golfinhos (conduzido por um Hanneke grávida); Rory McDougal navegou um TIKI 21 ao redor do mundo em 1994-97 e com o mesmo barco ficou em segundo lugar no Desafio Jester Atlântico em 2010; quase 1000 Tiki 21 planos foram vendidos. TIKI 26s também têm feito muitas viagens emocionantes, incluindo passagens no Atlântico e Pacífico . Aprendemos muito com todas essas experiências passadas,e as idéias, estamos incorporando na MANA 24. Aqui estão algumas das características de design especial de Mana:
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Lançamento
Haverá duas maneiras de lançar o MANA 24 dependendo da preferência pessoal:
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AlojamentoAceitamos que os dois beliches de MANA 24, não importa o quão confortável, não são suficientes para um casal 'vigoroso' (eles precisam de uma cama dupla) ou pequena família com crianças, porém no mercado de acampamento são inúmeras tendas de cúpula econômica , particularmente alguns com tubos insufláveis, em vez de postes de tenda. O que usamos no Amatasi (feito por Vango) nos dá uma barraca de 3 homem com varanda, em poucos minutos de bombeamento. Com o mastro principal do MANA colocado bem a proa, a plataforma dá amplo espaço plano para tal tenda para usar no porto ( capota cabine dupla). Uma tenda feita sob medida, que pode funcionar como dog house quando a vela, mas a tenda de campig, em muito menor custo, vai se encaixar perfeitamente na grande área coberta plana. Adaptar hábitos de campismo para um estilo de vida a vela, dá oportunidades de fazer pequenos cruzeiros com um custo mínimo. Mastro e velasMANA 24 usa a plataforma Wharram Wingsail, bem comprovada em uma nova configuração Catrig, tal como desenvolvido na AMATASI . A vela grande dá força com uma borda de ataque muito limpa . Com pequena ajuda da mezena para equilíbrio e direção. Tendo não buja, não há necessidade de um estai muito apertado. O aparelhamento do MANA 24 utiliza a mais recente conceito, cabos dyneema no estaiamento, que é leve e facill de configurar. O mastro da mezena pode ser usado como alavanca para subir sozinho o mastro maior. Construção Eu visualizo a MANA 24 como um barco kit construído em ply / epóxi, com toda a madeira cortada por CNC, então a montagem / construção do barco em casa vai ser bem mais facil. Estamos desemvovendo o sistema de fixação de todo o conjunto. No próximo ano estaremos construindo modelos e um protótipo para que todos os entraves de construção sejam eliminados antes do início da produção do kit. Continuaremos a informado-los do progresso. fonte: http://wharram.com/site/selfbuild/mana24 |
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Mana 24 - Novo design na prancheta de James Wharram
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