Vai acontecer em março nos dias 14 e 15, na Caieiras em Florianópolis, o segundo Hui Wharram - Encontro Brasil de Catamaran Wharram. Em breve mais informações.
Mostrando postagens com marcador catamaram. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador catamaram. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
sábado, 13 de outubro de 2018
Novo barco !!!
Pessoal, resolvi fazer um downgrade e comprei um tiki 21. Depois de duas semanas de reforma ele foi pra agua e logo no primeiro dia, mostrou ao que veio. Fizemos 11,2 nós orçando num vento de 20 nós!!! e tudo tranquilo a bordo. Bem verdade que estavamos na lagoa de Araruama, aonde não tem ondas. E como ainda não resolvi se encerro esse blog e abro outro para o outro barco, vou postar por aqui mesmo.
![]() |
| Suporte de motor |
![]() |
| suporte de motor |
![]() |
| Cabine BE |
![]() |
| Travessa de popa |
![]() |
| cockpit |
![]() |
| Suporte da travessa do mastro |
![]() |
| Tattoo lixando as travessas |
![]() |
| suporte da travessa de proa |
![]() |
| desmontando o cokpit |
![]() |
| Esses suportes foram reformados |
![]() |
| trabalhando na praia |
![]() |
| O Capitão do Vento |
![]() |
| Mestre do vento |
![]() |
| Guru do Vento |
![]() |
| Senhor do Vento |
![]() |
| Por do sol em São Pedro da Aldeia |
| Começou a pintura |
| Viramos o barco aproveitando o balanço velho |
![]() |
| Cavaletes de eucalipto |
![]() |
| fundo lixado para aplicação de epoxi + cobre |
![]() |
| definindo a linha d'agua |
![]() |
| 4 demãos de epoxi + pó de cobre |
![]() |
| Montando |
![]() |
| amarrar trampolim é um saco!!! |
![]() |
| mas ficou bonitinho |
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
A despedida do TikiRio
Olá pessoal, lamento informar, mas o TikiRio foi vendido. A partir deste mês ele tem novos donos. Mas para entregar o barco direitinho o combinado era subir o barco e pintar o fundo. Abaixo dois videos, um da viagem e outro no estaleiro. Aguardem novidades...
terça-feira, 13 de junho de 2017
Detalhes da construção 1 - rake do mastro
O Tiki 30 tem um rake de 4 graus para ré no seu mastro. Ou seja o mastro tem um caimento para popa de 4 graus. Isso se consegue cortando a base do mastro depois de pronto. Esse corte foi um daqueles que dá medo de fazer...não tem como refazer, só perdendo altura de mastro. Mas mexendo nas minhas fotos, vejam como foi feito no dia. Esse pé de mastro tem um erro que hoje ele não caberia no TikiRio, esse hoje é o mastro do Arpex. Na próxima postagem eu mostro qual é.
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Mana 24 - o novo wharram
Esta semana foi pra agua o novo modelo de catamaran desenhado por James Wharram e Hanneck Boom. Este modelo vai ser vendido em kit cortado em CNC, ou somente o projeto. Ele tem caracteristicas interessantes. O casco tem um pequeno chine, que faz ele ter um pouco mais de flutuação do que os tikis. Ele tem somente duas travessas em forma de caixa. E um cockpit livre. Internamente, as camas ficam a popa e um espaço para uma pequena cozinha de um lado e do outro um banheiro quimico. A mastreação tambem é distinta. Um ketch sem vela de proa, se fosse um monocasco seria um catboat, mas catamaran, não sei como chamar essa mastreação. Deve ser interessante e fácil velejar nele.
Imagens divulgação JWD.
Veja mais em https://www.facebook.com/JamesWharramDesigns/?fref=ts
quarta-feira, 20 de julho de 2016
Sea People - PCA
Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua páginas, historias da filosofia e da comunidade wharram. Consegui juntar quase todas, me falta o numero 69. Mas agora elas estão compartilhadas aqui com vocês.
SEA PEOPLE
Marcadores:
Amateur build,
catamaram,
catamaran,
james wharram,
Narai,
PCA,
Polynesian Catamaran Association,
Sea People,
Tehini,
tiki 21,
tiki 26,
tiki 30,
Tiki 31,
tiki 38
domingo, 10 de julho de 2016
sexta-feira, 8 de julho de 2016
TikiRio - Camorim até a Urca
Resolvi buscar o TikiRio para as olimpíadas. O barco já estava em Angra desde o natal e aqui fica melhor para as manutenções de inverno.
Aproveitando as frentes frias que vem do sul nesta época do ano. A previsão marcava NW quarta a tarde, com uns 10 nós, e parando de noite para a entrada de uma pancada de SW na madrugada, e SW constante de 15 nós durante a quinta inteira. Pensei, NW é popa para ilha grande, faremos um pernoite lá e saímos de vento de alheta e mar a favor.
Chamei meu amigo e aluno de vela, Marcelo, marinheiro de alguns passeios, mas era sua primeira travessia. Ele perguntou o que que era pra levar e eu respondi: tudo quanto é roupa de frio e chuva que vc tiver pra vestir. Mesmo assim ele topou, "o cara é bom" pensei.
São 83 milhas, 13 até o pernoite e 70 até o Rio.
| Rota Camorim - Urca |
Partimos do Camorim em Angra as 18:00 e chegamos ao Abraãozinho as 20:00 sem conhecer direito a praia, ancorei um pouco menos distante do que deveria. Mas isso me custou uma noite de sono. Tudo tranquilo e lindo com um céu que não via a tempos, muitas estrelas. Mas, lá pelas 01:00 o vento entrou de S e com umas rajadas loucas que desciam da montanha. A vela grande começou a se soltar subi para o convés para reforçar a amarração, com meu peso debruçado no binimi o velcro se soltou, começou a bater, chamo Marcelo para ajudar, no meio disso tudo o alarme de ancora toca, olho para minhas referencias em terra e ainda demoro alguns minutos para confirmar que estávamos garrando. Corri e soltei mais cabo e fui ligar o motor. O barco deu aquele tranco tipico de que a ancora tinha unhado. Olhei a ré e estávamos a barlavento de uma fazenda de ostras a uns 20m de nós. Tentei tirar a ancora no motor, mas contra as rajadas não deu, o vento jogava água salgada na cara! Rajadas de 50 nós! (se voces lerem a descrição na escala beaufort pra levantar água do mar tem que ser mais de 50 nós) A sorte é que elas duravam dois a três segundos. Mas variam tudo que não estivesse amarrado no convés, perdi minha bandeira do brasil novinha!!! Passei o resto da noite vigiando a ancora e dormi muito mal, pois acabamos ficando desabrigados do SW que entrou constante depois da primeira pancada.
No dia seguinte, acordei tarde, o despertador tocou as 5:30 mas só consegui me mexer as 6:30, demoramos uma meia hora para tirar a ancora e partimos as 7:10 da ilha grande. Ao sair da proteção da ilha encontramos um mar ainda muito cruzado e vento médio aumentando. As 10:00 já estávamos no través da laje da marambaia, o que dava uma média de cinco nós por hora, mas vinhamos melhorando entre seis e oito nós de velocidade o barco se encaixava melhor na ondulação e o balanço era menor, mas o tiki começou a dar umas surfadas de 10 nós que estavam forçando muito, rizei o grande, de vento em popa mesmo. o barco continuou andando a 6 / 8 nós, com bem menos esforço no velame. As 13:00 cruzamos o farol de Guaratiba, bem por fora, pois fui dando lazeira da costa, o mar estava ficando grosso. Dei uma rizada na buja (enrolei metade) E continuamos mantendo os 6 / 8 nós de velocidade e agora mais confortáveis um pouco, pois a ondulação após o Recreio, ficou mais definida de SW. As 16:00 já estávamos no través das Ilhas Tijucas e avistamos baleias !!! No outside da Barra já tínhamos visto uma baleia piloto, pequena que cruzou na nossa proa soprando água. Entre as Tijucas e as Cagarras avistamos uma Jubarte enorme, dando saltos de meio corpo pra fora d'água, mas não conseguimos fotos. Como estavamos muito lá fora o SW acabou ficando muito empopado, tirei a buja e fui no grande e motor, andando a 6 nós com 30% de aceleração.
Chegamos na poita as 17:40 hs completando as 70 milhas em 10:30, com média de 6,7 que fora o frio, foi ótimo. Vejam as fotos:
![]() |
| sorriso adrenalina |
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
Sea People - PCA
Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...
-
Ainda não fiz o orçamento para o Tiki 21, mas seguindo os valores do site do Wharram o 21 custa 40% menos que o 26. Isso me levou a olhar co...
-
Vai acontecer em março nos dias 14 e 15, na Caieiras em Florianópolis, o segundo Hui Wharram - Encontro Brasil de Catamaran Wharram. Em brev...
-
James Wharram divide sua linha de catamarans em Classicos, Pahi, Tiki e Etnicos. Hoje voces conhecerão um pouco da linha classica. A lin...

















































