Mostrando postagens com marcador epoxi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador epoxi. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Detalhes da construção 2 - rake do mastro continuação

Continuando a postagem anterior...Quando terminei o corte, percebi que o mastro estava com o pé faltando o encaixe longitudinal. Fiz merda, logo pensei. Por dias fiquei pensando como resolver um novo encaixe para o pé do mastro, pois no original do plano ele iria ficar solto para rodar, o que não eu queria. Eis que aparece o Peter lá no estaleiro, procurando alguem que fizesse um mastro para seu outrigger de 30 pés. Mostrei para ele o mastro do tiki e ele gostou e me fez uma oferta, negocio fechado e eu parti para fazer o outro mastro, desta vez com o pé do mastro com o encaixe. Legal é que no barco do Peter ainda não tinha projeto do pé do mastro e ele pode desenvolver um para aquele mastro. No final das contas trabalhei um pouco mais e o TikiRio continuou um "Original Wharram" seguindo o plano.



Esta pç é de cumaru laminado em 3 camadas com os veios da madeira
em dois sentidos, vira uma pedra.

Foi nessa hora que eu errei no outro mastro, colei o encaixe pra baixo



vejam como o encaixe aparece desde o inicio da colagem do mastro







Detalhe do encaixe longitudinal.


sábado, 5 de novembro de 2016

Encalhe pré verão

Esta semana encalhamos o barco para uma limpeza e troca dos cabinhos do leme, não por estarem ruins, mas por causa das cracas que sismam de se acumular ali. Contei com a ajuda do Edison, do Highlander para tal missão, que começou final de tarde e terminou as 2:30 da manhã, hora que o barco boiou novamente.






domingo, 28 de agosto de 2016

Tampas do cockpit

Um dos lugares que mais sofrem no tiki é o cockpit, principalmente aonde pega chuva. A água doce apodrece mais o barco que a água salgada. Portanto toda fresta que houver no compensado entrará agua. E as tampas dos bancos do cockpit foram as vitimas no tikirio. Elas já estavam apresentando sinais de amolecimento, quando um dia um tripulante mais pesado, pisou de mal jeito e crash...quebrou. Foi a gota d'agua para fazermos novas, desta vez em compensado de cedro e laminação total e reforçada ( da primeira vez só laminei em cima...) São essas economias bobas que depois dão trabalho. E que trabalho. Vejam as fotos.

Quebrou...

mas o barco não parou...

Cortei


Laminei

de um lado

de outro

massa dos dois lados

primer

Poliuretanica branca

Tattoo e eu lixamos emassamos e pintamos novamente os apoios


A bagunça...faltou a foto do trabalho pronto...vou postar aqui depois.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TikiRio Surf Expedition

No final de semana pós carnaval o TikiRio foi convocado para um surf expedition ao Aventureiro. Mas devido a atrasos no embarque devido a troca de carburador do motor. Perdi a janela de tempo para ir "lá fora". Resolvi ir para a enseada de Palmas e atravessar a trilha para surfar na praia de Lopes Mendes. Fomos eu e o Marcelo Lopes, parceiro de surf nas horas vagas. Com a sua GoPro fizemos imagens incriveis que mostram o TikiRio como está hoje.


















domingo, 13 de dezembro de 2015

Reforma no TikiRio

Após 2,5 anos na agua com uso intenso, o TikiRio estava precisando subir para uma inspeção mais detalhada. Escolhemos o estaleiro Itacuruçá para subir, pois lá tem todo apoio que precisamos.
Mal subimos o barco na carreira, um funcionario veio raspando e outro dando um jato d'agua na pressão para tirar as cracas. Enquanto isso eu e Fred tiravamos os lemes. Na mesma tarde o barco já estava no primer (intertuf da international).

Mas os lemes, tivemos surpresas. Gusano ! Como? se o leme é fibrado? O leme bateu em algo e quebrou um pouquinho a fibra na ponta frontal inferior. Foi o suficiente para este bicho estranho que faz umas casinhas redondas na madeira, destruir uma area do tamanho de um maço de cigarros...

Bom acabei tirando toda parte comida pelo bicho, enchi de epoxi com aerosil, fibrei com fibra de carbono a base do leme, e aproveitei e fiz mais um conserto no costado, resultado de trombada com algum tronco no mar, havia um pequeno furo de 5mm que já começa o gusano tambem, acabou virando um conserto de 5cm...

Aproveitando que estavamos em Itacuruçá, aonde tem uma boa oferta de serviços nauticos, encomendamos umas ferragens de leme "a la" saveiros da ilha. Os cabinhos wharram funcionam bem quando bem feitos os furos e nós erramos neste ponto, alias eu errei. Furei muito perto das bordas e não fizemos o rebaixo suficiente, na verdade nunca ficou "legal" no nosso barco. O custo beneficio do cabinho é imbativel, mas resolvemos trocar, para ter maior precisão no leme e um eixo fixo para poder usar o piloto automatico (que ainda não funciona 100%)

FOTOS AQUI !!!









quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Deck

O TikiRio até hoje não tinha nem deck, nem trampolim, nem rede. Porque? Por duvida. Por indecisão. Por falta de grana. Mas agora depois de quase dois anos resolvi construir o deck. A madeira escolhida foi o Ipê. Apesar do peso de 40 kg. O custo/beneficio/segurança era muito vantajoso. Construi esse deck por 300,00 reais. Ganhamos 4,5m² de convés e ficou legal.


Carregar o ipê no botinho foi foda...

O apoio central na caixa de corrente

Só , tive que usar o botinho para garantir de nada cair no mar


Na hora da montagem, faltou uma pç, vai ser adicionada depois.


O convés cresceu


Celestino testando o deck

Bonus: veja um corte da travessa do tiki 30

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...