terça-feira, 26 de abril de 2011

A Linha Pahi

O escritorio James Wharram Design tem sua linha dividida em Classic, Pahi e Tiki. Hoje vou mostrar um pouco da linha Pahi e o que eu acho desses barcos.


Os Pahi's aparecem no catalogo com desenhos desde o 26' Tikiroa  até 63' Spirit of Gaia (que é o atual barco de James Wharram). Ao lado vemos um 52' que só é feito por professional buiders. 




O Pahi 42' "Captain Cook" é o que eu mais gosto. Tem espaço para 2 camas de casal e duas de solteiro, largas. uma cabine pequena no convés que permite a proteção do timoneiro em tempos chuvosos. Um deck espaçoso, com rampa de acesso pela popa. Pesa 3,5 toneladas e carrega mais 3. totalizando 6,5t de deslocamento full.







 

O video acima demonstra as qualidades marinheiras deste casco double proa com desenho inspirado nas canoas polinésias, vejam e reparem que este video foi depois de uma tempestade e que o barco está de travéz orçado, mais ou menos a 75º para as ondas de 3 metros de altura e o barco nem mergulha, convés relativamente seco.
Linhas exóticas para os padrões atuais, mas muito marinheiras

Um balão assimétrico pode ser usado na proa

O espaço interior é generosso

Uma bela cozinha

Algumas cabines são modificadas por seus proprietários.

Essas características são exponencialmente variáveis conforme o tamanho.
Do Tikiroa 26'
Ao 63' Spirit of Gaia 


São barcos estilosos e com alma


.



4 comentários:

  1. Realmente, Roger! Apesar da série Tiki ser uma evolução da série Pahi, estes gozam de um sabor próprio e peculiar de suas linhas. Também nao tiveram substituição evolutiva nos modelos maiores pois o maior dos Tikis é o 46, acima deste tamanho só há os fantásticos Pahi 52 e 63

    ResponderExcluir
  2. É Marcão, por aqui estou nas compras...O compensado vem de curitiba, o epoxi daqui mesmo, o barraco está sendo melhorado para receber o material. Semana que vem começam os desenhos e primeiros cortes.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rogério pode me colocar apartamento tbm sou o Anderson caminhoneiro

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...