quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mastro Tiki Wing Sail 140mm

Agora o mastro do TikiRio está na dimensão e espessura do projeto. São 140mm de diametro e 25mm de espessura. Todo em Freijó. Estes mastros Wharram são bem diferentes do que a gente está acostumado a ver nos barcos brasileiros. O Mastro é de perfil redondo e a vela veste o mastro como num laser. O fato de não usar retranca e sim uma carangueija (gaff) facilita nos jibes e nas rizadas. Hoje foi apenas o teste para ver se tudo está encaixando.

A saida da adriça já cortada
Detalhe do top do mastro
Detalhe do pé de mastro

O suporte da aftbeam, que será um tubo de aluminio.





Ampliem e vejam a linha de altura dos bancos do cockpit

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Video Diário

A lot of things to do: The beam blocks(all), the hatches (hull2), Trampolim lashing track, anchor support, paint into hull 1, faring and paint into hull 2, half of mast, cockpit, electrical and hydraulic systems, maybe two months more.

sábado, 27 de outubro de 2012

Blocks

Os catamarans Wharram tem como caracteristica, poderem ser desmontados. Isso na construção as vezes é bom pois vc transporta um casco de cada vez, mas...
Para que a montagem seja feita sempre da mesma maneira e o alinhamento se mantenha depois de varias montagens é necessario o perfeito alinhamento das vigas, dos blocks que as apoiam e o que prende tudo isso alinhado são as travas nas vigas e estas uma vez coladas, o seu barco não mudará mais de posição em relação as vigas. Maior responsabilidade, e por isso a equipe do TikiRio está demorando para realizar essa tarefa, esta semana foi de aprendizado e fizemos apenas a viga do mastro.

Cada block tem seu tamanho, variam mm uns dos outros, mas nenhum igual

Uma vez colada a trava, já era, tem que acertar de primeira.

Vejam os pequenos espaços para passar o cabo de amarração

Temos que acabar logo com isso para pintar o conves...


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Gaiutas Again

Esta semana foram as molduras das gaiutas e os blocks. Não deu para trabalhar muito pois na terça teve prova para Capitão. Mas mesmo assim mantivemos um progresso. Usamos o projeto do Pahi nas molduras das gaiutas, que conciste em colar essas ripinhas em volta da moldura, isso não está no projeto do tiki 30, mas é esteticamente mais legal e impede a agua de entrar na gaiuta, fazendo um "quebra mar" interno. Dá maior trabalhão. Não faria de novo, mas como fizemos no outro casco, tive que copiar.

a de popa

A da entrada do banheiro

A dupla de bombordo

A da proa


As ripinhas


Estamos apanhando para alinhar os blocks

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os Classicos Wharram

James Wharram divide sua linha de catamarans em Classicos, Pahi, Tiki e Etnicos. Hoje voces conhecerão um pouco da linha classica. 
A linha Classica existe desde de 1960, logo após James Wharram completar a sua segunda travessia do atlantico em 1956, ele começou a desenhar e difundir os catamarans. 17 modelos foram desenhados até 1970 e 9 deles ainda estão no catalogo. Escolhi os maiores para apresentar a voces.

O Tangaroa 35' foi seu primeiro sucesso comercial. Hoje já está na sua quarta versão. Um barco espaçoso, bonito pode ser armado em ketch ou sloop, e tem tudo para se tornar meu próximo barco.


















O Raka 36' é quase do mesmo tamanho que o Tangaroa, mas são cascos mais finos e mais velozes, foi desenvolvido para um cliente que queria correr regatas nos anos 70. E ganhou várias.
























O Narai MK IV é o verdadeiro "family boat", são 40' de tamanho e também já está na sua quarta versão, sendo que a MK I e MK II ainda estão disponiveis para construção. Tem na boca de cada casco seu maior atrativo, são cascos largos e aconchegantes por dentro. Diversos Narais deram a volta ao mundo com sucesso e segurança.

















O Ariki 47' segue a linha de cacos mais finos do Raka, só que com 47' tem espaço de sobra para morar dentro uma familia média. Bonito e esguio, tem linhas que me agradam muito.

























O Tehini 51' é o maior cata da linha classica. Incrivelmente belo, domina qualquer ancoragem com seu tamanho e design singular, libertino, parece um barco pirata. Uma verdadeira casa flutuante. Quatro cabines distintas com uma cozinha enorme para sustentar a fome de seus posiveis 15 passageiros. 




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mede corta, mede corta, mede corta

Estamos concluindo todos os itens que vão em cima do convés, e um dos mais importantes são os blocks que sustentam as travessas. São doze deles em cada barco, cada par de uma altura. É um tal de mede e corta e lixa e mede e corta e lixa. As gaiutas do segundo casco já estão cortadas esperando colar. Vão ficar faltando as bordinhas chamadas de "fixa pé" e que no Tiki tambem servem para prender o trampolim de proa e de popa.






quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nasceu o Samoa

Hoje cheguei no São Cristovão, Sr. Manolo estava na função de desmoldar o Samoa 36, fui lá ajudar e tirei umas fotos da operação. Muito legal, com isso ganhamos o convite para correr a Regata da Escola Naval no "Sabadear" o Samoa 36 do Manolo.




Manolo segurando sua nova cria.


domingo, 7 de outubro de 2012

A primeira montagem

Este foi um final de semana significativo, terminamos a pintura do segundo casco e viramos pela última vez, ufa. Assim que conseguimos alinhar os cascos colocamos as travessas e deu para ter a real noção da boca do barco, do tamanho dele, e como isso é relativo. Eu estava achando enorme, já o Fred estava achando o barco pequeno. E olha que estamos trabalhando juntos, imagine quem vê de fora, uns vão gostar e outros não, tenho que aprender a conviver com isso. Ainda falta muito trabalho...digamos que está 85% pronto.




Fred sentindo a dimensão do futuro cockpit






sábado, 6 de outubro de 2012

Arpex - The outriger

Semana passada fiz uma visita ao Arpex, o barco projetado por Peter, um barco diferente, um outrigger de 30 pés. Pra quem não sabe o outrigger é um multicasco, com um casco principal e um ama (flutuador), pelo que sei este conceito é anterior aos dos catamarans e foi deles que se originaram os catamarans.
O Arpex é uma criação moderna e corajosa. Esta sendo muito bem construido e vai usar em sua armação um mastro Tiki wing sail, feito por mim. Muito legal quando ele estiver velejando e saber que ali vai um pedaço de nosso historia.

O mastro do Arpex na lua do Rio de Janeiro

Abre o olho Peter...

Rogerio na espaçosa cabine do Arpex


A gaiuta e o posto de comando


As wiley windows, inspiração do Gary Dickens  



A popa deste fantastico barco