sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Composite Low tech não deu certo !!!

Olá amigos, a construção estava parada desde a viagem a Abrolhos, que foi interrompida em Vitoria. Antes de viajar, eu estava concluindo o teto da cabine. 

Seria, pelo manual, um sanduiche de compensado de 4mm com espuma de poliuretano de 80kg/m² com uma estrutura de cedro no meio. Como não consegui comprar a espuma de 80kg/m², comprei uma de 60kg/m² e achei por bem colocar uma camada de fibra nesse sanduiche para compenssar a espuma mais fraca. 

Eu laminando antes de viajar


















Seria uma grande idéia, mas a maneira como fizemos não foi a correta. Fiz tudo de uma vez só. Colei a espuma, laminei um tecido por cima e sem esperar secar coloquei um compensado por cima, com parafusos e peso. Resultado, a espuma chupou o epoxi, a fibra, em alguns pontos, e o compensado, aonde não estava aparafusado, deu bolhas. O compensado ficou todo ondulado com bolhas por baixo. 

Resolvemos tirar tudo, perder o material, e fazer de outra forma, Consertei o estrago da retirada e emassei toda espuma, amanhã apos uma breve lixada colaremos de novo um compensado sem a fibra. E desta vez com epoxi+aerosil, pois da primeira vez foi somente epoxi. Vejam as fotos do estrago...

Os buracos que sobraram da retirada do material



A espuma já consertada e com massa por cima

Amanhã colaremos o 4 mm

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rio Abrolhos - parte um

Rio Abrolhos virou Rio Vitoria - Vitoria Abrolhos. A primeira parte vocês podem acompanhar no video abaixo, a segunda terão que aguardar...

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Kamehameha partindo para Abrolhos

A equipe do TikiRio juntar-se a tripulação do Kamehameha para cruzeiro do Rio até Abrolhos. Trabalhos no barco parados. Toda atenção voltada para preparativos de partida. Para quem não conheçe o Kamehameha, veja o video abaixo:

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cook Top !!!

Chegou nosso cooktop, duas bocas e fiquei entusiasmado e cortei logo o lugar dele. Ficou show.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Teto da cabine - o composite

O teto da cabine do Tiki 30 é um composite de compensado 4mm, espuma de poliuretano 80 kg/m² e compensado 4mm. Como não conseguimos comprar na densidade 80 kg/m², compramos 60kg/m² e colocamos uma camada de fibra, para compensar.

Roger, laminando


Foram usados pesos e parafusos



sábado, 8 de outubro de 2011

Teto da cabine

Trabalhos de sabado, colar o esqueleto e colar a espuma de poliuretano, seis horas de trabalho.

O esqueleto foi colado e aparafusado por baixo.



Galões de agua fazendo peso para colar o poliuretano


Tudo que era pesado foi para cima da mesa







sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Encontro de Construtores

Ontem aconteceu no C.R.G. um encontro de construtores de barcos, quem olhava de fora não entendia nada, plantas misturadas com cerveja e amendoim, meia duzia de "transformadores", transformadores de papel em sonhos e dos sonhos nascem os grandes barcos, cada um com sua historia, dificuldade, suor e tempo.

Muito legal conhecer novos amigos, O Felipe da Boat Sport que está construindo uma canoa outriger. O Oscar que está construindo um mocasco, não lembro o nome, mas parece bem maneiro, e este será o primeiro de uma serie de 6. E tambem estava presente o Peter do Arpex, blogger amigo do TikiRio. Em breve novas edições.

No Tiki Rio estamos começando a fazer o teto da cabine. Coloca-se o compensado de 4mm em cima do barco, prende, desenha, confere a emenda, tira de cima, corta, faz o esqueleto de cedro, cola, enche os espaços com placas de espuma, fibra e outra folha de 4mm. Parece facil, né. Vai fazer. Hoje foram 4 horas só cortando o esqueleto.



O esqueleto...a estrutura que sustenta e cobre o teto da cabine

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Visita ao ICRJ

Hoje estivemos no Iate Clube do Rio de Janeiro e em nossas andanças por lá encontramos em fase final de construção um Wharram Mod, ou seja um desenho Wharram modificado, todo monobloco, eu não consegui identificar mas era um 40' talvez um Narai ou Tangaroa alongado e com 4 travessas fixas que sustentam um imenso salão. Vejam as fotos.

Belos mastros de madeira, os nossos ficarão assim.






Fred Kerr


Um motor e 3 baterias em cada casco !!!


Rogerio Martin








Cabin other sides

Lateral empregnada com 2 camadas de epoxi


Lateral colada e presa com arames


Entrada do barco, a gaiuta principal

Nossas janelas