TikiRio na Escola Naval

Neste final de semana resolvi vir ao Rio para correr a tradicional regata da Escola Naval. E após um passeio maravavilhoso na tarde de sabado com Luberto e o John. Quando assistimos a largada da Clipper Around World. E ainda deu tempo de levar o casal de amigos Paulo e Andrea para um passeio de final de tarde. Totalizando 23 milhas só dentro da Baía de Guanabara !!!

As máquinas de regata de setenta pés, na Marina da Glória



All english, Wharram + John + Henry Loyd ao fundo


















A Regatta da Escola Naval foi uma experiência legal, passei a primeira noite em uma marina, atracado ao pier flutuante, com agua e luz, (muita novidade pro Tiki) e no dia seguinte achei que fosse entrar o sudeste de sábado com a mesma intensidade, não me preocupei com peso. Podia ter aliviado, ferramentas, ancora extra e outros pesos desnecessários, mas relaxei.
No barco Eu, Fred, Fernando, Caio e Marta, já na pré largada percebi que os outros barcos estavam com 3 ou 2 tripulantes. Larguei mal, quase escapei e tive que dar um jibe na comissão para logo depois encontrar todos vindo com direito de passagem, arribei e acabei largando em 3º na multicascos, chegamos juntos ao 2º ( Praia 30 )na boia de barlavento, encostamos no través, mas no popa ele foi embora, e pior o 4º colocado nos alcançava com uma enorme genaker. Montamos nosso modesto balão de soling e conseguimos manter a 3ª colocação até a boia perto das barcas ( o lugar pra marinha escolher boia pra regata ), perdemos a posição ao descer o balão um pouco antes da boia por preucação demais e nosso concorrente contando com bolinas orçou bem mais na ultima perna, ficamos em quarto eu acho, ainda não saiu o resultado na internet.
Mas o que deu pra perceber é que, o Tiki 30, se for bem afinado e aliviado de seus pesos de cruzeiro e com um balão dimensionado para ele, pode incomodar.
As fotos abaixo são de nossa proeira Marta Pourtau.


No contravento tinha de 12 a 15 nós de vento, depois foi baixando



A descida no través folgado

Caio no balão
o 4º colocado chegando

Fred no leme na hora do balão

Roger preocupado, ia perder a medalha...perdeu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Voando mais baixo e olhando para o Tiki 21

Catamaran ou Catamarã

Lançamento da Melanésia