sábado, 14 de maio de 2011

Desenhos e primeiros cortes

Ontem e Hoje foram dias de "queimar a mufla" ... Os desenhos Wharram não são desenhos faceis como eles alegam ser de facil compreenção por qualquer leigo. Compreende-los é uma coisa, executa-los a partir de plantas 1:10 ou 1:25 é bem mais complicado. Escolhemos o 30 e então estou pagando um pecado para fazer sua quilha principal, que compreende duas folhas de compensados totalmente desenhadas com uma perda minima (ou seja as peças bem juntinhas).

A quilha tem 12 pçs, com desenhos em duas placas diferentes e com muitas de suas curvas com medidas duvidosas. Soma-se a eles mais 4 pedaços da Roda de Proa e Roda de Popa e 8 pedaços do casco. Portanto são 24 pedaços iniciais que tem que se encaixar com perfeição. Para voces terem uma idéia, passei das 16:00 as 21:00 de ontem desenhando 3 desses pedaços. Hoje foram 8 horas de trabalho e dessas, foram 3 horas conferindo o trabalho de ontem e nas 5 horas seguintes sairam mais 4 pçs ( estas já cortadas , os primeiros cortes para o barco ! )

As cavernas já estão desenhadas e o casco inferior será o proximo passo na segunda. Domingo não haverá trabalho e arrumarei a mesa para receber os 9 metros do casco. Também estarão chegando mais duas maquinas para reforçar a produção.

Fotos só na segunda.

P.S: Adiantei no domingo o template do casco inferior

4 comentários:

  1. É isso aí Roger! Depois de desenhar, conferir, voltar a conferir e conferir novamentee antes de de meter a tico-tico na chapa, sem ficar (no momento que se está cortando)com a pulga atrás da orelha. Os desenhos do Wharram precisam de muita atenção para executar bem o trabalho

    ResponderExcluir
  2. Roger, lembra que te expliquei isso, quanto a planta ser desenhada para forçar a pessoa a observar, comparar desenhos, reler. Isso serve para evitar erros praticos. melhor ter trabalho de compreender do que constatar que fez errado. Wharram sabe o que esta fazendo. Lida ha 50 anos com construção amadora e seus pretendentes.
    Confie que vai dar tudo certo. Se tiver duvidas escreva

    ResponderExcluir
  3. Já descobri meu erro.

    "Voce faz as anteparas, faz a quilha, faz os perfis do casco e ai começa a ter que ver como montar tudo isso."

    Eu fiz assim, mas a quilha do 30 exige muita atenção, no 30' como a quilha ultrapassa o casco para baixo e também serve para apoio do piso e os cortes estão em duas placas diferentes, as curvas ficam sem referencia.

    No 30' é muito melhor definir o casco, usa-lo como referencia para o quebra-cabeça que é a quilha.

    Hoje fiz o desenho do casco, assim tenho referencia de curva para todas as 10 pçs que compõem a quilha. (2 backbones, 2 backbones doubler, 6 keel sides)

    Portanto no 30' a ordem é: Bulckheads, Casco, Quilha, Roda de proa e popa. Lembre-se disso quando fizer um 30.

    ResponderExcluir
  4. Eu usei uma tupia, com uma fresa rolamentada para fazer as peças em duplicata. Facilita muito o trabalho.
    Veja em http://catamaram-mas.blogspot.com/2010/02/vamos-trabalhar.html

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...