segunda-feira, 27 de maio de 2013

Piloto Automatico e etc...

Esta semana, fiz mais umas peças que estavam faltando, o  suporte do piloto automatico e o braço do mesmo que vai na cana de leme. Tambem instalamos o painel eletrico e o solar. A previsão de lançar é na proxima Lua Nova. Estejam atentos.

A construção do suporte do piloto automatico


Acrescentamos mais um degrau

O motor de 20hp que iamos usar emprestado, não deu no buraco original

O painel solar

O fogão

O suporte montado, esta ripa de madeira será substituida por uma de inox

No Tiki o piloto funciona a 90º


O Painel eletrico, com o controlador do solar acima

Tomara que tudo funcione...



2 comentários:

  1. Rogério, que motor afinal voces botaram no cata? Aqui em Floripa tem um tiki 31 que está com um 8hp e toca o barco bem. Ví que o piloto é um st 1000, como voce calculou o braço de alavanca e o curso de trabalho do braço do piloto? O melhor compromisso seria deixar o curso do braço do piloto mais curto, contudo, isso implica em deixar o braço de alavanca mais próximo do leme, o que faz com que o piloto faça mais força, se deixar mais longe, o piloto trabalhará demais, mas fazendo menos força e tornando as correções de rumo mais lenta. Estaremos atento para quando o barco for para a água! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Marcão, esse motor aí (yamaha 20hp 4t) ia ser emprestado por um amigo, mas não coube. Fiz o buraco do motor com 45 x 90 cm (como no desenho original), mas a recomendação do Tiki 30 é motor de 8hp a 15hp. Vamos comprar um sailor de 9.8hp 4t. Vai dar.

    No braço da cana usei 46 cm do eixo do leme, por 46cm de tamanho(distancia da cana), que é o recomendado no manual do piloto, para monos. Se vai fazer mais força, paciência, nem ponderei isso. Mas o maçete é na hora de fazer o set-up do piloto, enganar ele, e dizer que a proa está a 90º.

    Quero ver foto do T21...Abçs

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sea People - PCA

Durante os anos 80 e 90 foram editados 70 numeros da revista Sea People, da Polynesian Catamaran Association. Estas revistas trazem , em sua...